O Serviço Social é uma profissão baseada na prática
Projetos sociais pelo Brasil buscam salvar vidas e manter a economia girando
Momento de crise expõe ainda mais as populações mais necessitadas e requer mais esforço da sociedade
Desde a chegada do coronavírus, ainda em março, o Brasil sofre para manter sua economia operando com o mesmo ritmo de antes e começa a apresentar índices preocupantes, como altas recordes do dólar e oscilação da bolsa. Esse cenário preocupa a todos, mas alguns sentem mais na pele do que outros.
A quarentena e o fechamento de ruas e comércios provocou um súbito corte no ganha pão de autônomos e fechamento de escolas públicas que auxiliavam as famílias mais pobres com a merenda das crianças, entre outros efeitos colaterais. Isso tudo acabou impactando um fundamental pilar da sociedade: o terceiro setor.
Pandemia provoca aumento nos níveis de pobreza sem precedentes nas últimas décadas e tem um forte impacto na desigualdade e no emprego
“A pandemia evidenciou e exacerbou as grandes lacunas estruturais da região e, atualmente, vive-se um momento de elevada incerteza em que ainda não estão delineadas nem a forma nem a velocidade da saída da crise. Não há dúvida de que os custos da desigualdade se tornaram insustentáveis e que é necessário reconstruir com igualdade e sustentabilidade, apontando para a criação de um verdadeiro Estado de bem-estar, tarefa há muito adiada na região”